terça-feira, 16 de junho de 2015

A leitura no ensino fundamental a partir de tirinhas de jornal

Este ensaio tem como objetivo propor um trabalho com textos do domínio jornalístico para a prática de leitura no ensino fundamental. O jornal na escola incentiva o trabalho com a leitura através da discussão sobre a realidade social. Mas ainda existem no interior de muitos estabelecimentos educacionais dificuldades em fazer da leitura uma ação significativa e prazerosa em que os textos estejam condizentes com a realidade dos alunos. Sendo assim, trabalhar a leitura de forma significativa, destacando o jornal e sua importância como recurso de ensino faz parte da realidade sociocultural do educando. Nesta perspectiva, é necessário que o professor busque referências através de autores que abordam desde a concepção de leitura até o trabalho com o jornal no ambiente educacional. Que utilize o jornal como norteador no desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade no nono ano do ensino fundamental usando como referência o caderno de tirinhas. (LOPES-ROSSI, 2002).

Para a execução desse trabalho com a leitura, sugere-se, em um primeiro momento, dividir a sala em grupos e recortar tirinhas de jornais e colar em papel Kraft, descrevendo no caderno a opinião, a crítica e identificar palavras desconhecidas, utilizando para isso o dicionário para conhecer o significado de cada palavra apresentada.

No segundo momento, debater com os alunos se a tirinha tem algo em comum com o seu cotidiano ou com sua comunidade, tendo como proposta a construção de suas próprias críticas, visto que “O aspecto mais importante desta proposta é que ela propõe atividades, baseada na convergência na leitura, até que ele possa desenvolver as estratégias necessárias para uma leitura pessoal”. (KLEIMAM, 2004, p, 61).


Espera-se que os resultados evidenciem que o trabalho com o jornal em sala de aula, se bem planejado, propicia ao educando inúmeras contribuições, dentre elas um rico conhecimento cultural e social, tornando a prática da leitura uma atividade significativa e prazerosa, que trabalha também as habilidades sociais, a prática da oralidade, o exercício da cidadania e o estímulo à pesquisa. 

CLEISE FLORÊNCIO S.M[1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio produzido na disciplina “Produção de textos III”.

REFERÊNCIAS
KLEIMAN, Ângela, Oficina de leitura: teoria e prática, 10ª. ed. Campinas,São Paulo: Pontes, 2004.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. Taubaté, São Paulo: Cabral, 2002. 

Um comentário:

  1. O trabalho com tirinhas é muito importante porque esse tipo de texto está no cotidiano do aluno, facilitando o trabalho em sala de aula. A tirinha é interdisciplinar, ou seja, pode ser aplicada em diferentes disciplinas. Este ensaio está bem estruturado, apresentado de forma clara e objetiva.

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