Este ensaio tem como
objetivo propor um trabalho com textos do domínio jornalístico para a prática
de leitura no ensino fundamental. O jornal na escola incentiva o trabalho com a
leitura através da discussão sobre a realidade social. Mas ainda existem no
interior de muitos estabelecimentos educacionais dificuldades em fazer da
leitura uma ação significativa e prazerosa em que os textos estejam condizentes
com a realidade dos alunos. Sendo assim, trabalhar a leitura de forma
significativa, destacando o jornal e sua importância como recurso de ensino faz
parte da realidade sociocultural do educando. Nesta perspectiva, é necessário
que o professor busque referências através de autores que abordam desde a
concepção de leitura até o trabalho com o jornal no ambiente educacional. Que
utilize o jornal como norteador no desenvolvimento da leitura, escrita e oralidade
no nono ano do ensino fundamental usando como referência o caderno de tirinhas.
(LOPES-ROSSI, 2002).
Para a execução desse trabalho com a
leitura, sugere-se, em um primeiro momento, dividir a sala em grupos e recortar
tirinhas de jornais e colar em papel Kraft, descrevendo no caderno a opinião, a
crítica e identificar palavras desconhecidas, utilizando para isso o dicionário
para conhecer o significado de cada palavra apresentada.
No segundo momento, debater com os
alunos se a tirinha tem algo em comum com o seu cotidiano ou com sua comunidade,
tendo como proposta a construção de suas próprias críticas, visto que “O
aspecto mais importante desta proposta é que ela propõe atividades, baseada na
convergência na leitura, até que ele possa desenvolver as estratégias
necessárias para uma leitura pessoal”. (KLEIMAM, 2004, p, 61).
Espera-se que os resultados evidenciem
que o trabalho com o jornal em sala de aula, se bem planejado, propicia ao
educando inúmeras contribuições, dentre elas um rico conhecimento cultural e
social, tornando a prática da leitura uma atividade significativa e prazerosa, que
trabalha também as habilidades sociais, a prática da oralidade, o exercício da
cidadania e o estímulo à pesquisa.
CLEISE FLORÊNCIO S.M[1]
[1] Graduanda do curso de Letras da
Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio
produzido na disciplina “Produção de textos III”.
REFERÊNCIAS
KLEIMAN, Ângela, Oficina de leitura: teoria e prática, 10ª. ed. Campinas,São Paulo: Pontes,
2004.
LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Gêneros discursivos no ensino de leitura e
produção de textos. Taubaté, São
Paulo: Cabral, 2002.
O trabalho com tirinhas é muito importante porque esse tipo de texto está no cotidiano do aluno, facilitando o trabalho em sala de aula. A tirinha é interdisciplinar, ou seja, pode ser aplicada em diferentes disciplinas. Este ensaio está bem estruturado, apresentado de forma clara e objetiva.
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