terça-feira, 16 de junho de 2015

O conto no ensino médio

Neste ensaio pretende-se apontar as possíveis formas de utilizar o conto na sala de aula. A proposta é usar como referência o conto O enfermeiro de Machado de Assis para quebrar esse paradigma de que o conto é somente o conto de fadas e, também, usá-lo em aulas para estimular a reflexão e o gosto dos alunos do ensino médio pelo texto literário.

Esse conto de Machado de Assis relata a história de Procópio, que trabalhava como teólogo, copiando alguns estudos de um padre, que lhe falou sobre uma carta que havia recebido de um coronel, o qual procurava uma pessoa discreta e paciente para executar serviço de enfermeiro. Procópio estava cansado da vida de teólogo e resolveu aceitar o desafio de cuidar do velho coronel. E após anos cuidando do velho, que sempre foi agressivo, violento e truculento, o enfermeiro, no ápice de sua cólera, comete um crime: assassina seu paciente. E passa os dias convivendo com o remorso até receber uma notícia de que havia herdado toda fortuna do morto. Após longos anos, o enfermeiro decidiu contar a verdade sobre a morte do coronel para desfazer a imagem de santo que adquiriu por ter cuidado do velho (ASSIS, 1896).

Espera-se que esse conto desperte o interesse do aluno, possibilitando a ele refletir sobre a atitude do enfermeiro (se o enfermeiro estaria certo em aceitar a herança mesmo tendo matado o coronel, ou o morto merecia morrer daquela forma porque tratava o enfermeiro de maneira rude, ou, ainda, levantar a questão: porque o padre para quem Procópio trabalhava como teólogo não o advertiu sobre a pessoa violenta que era o coronel?). Essas indagações podem ser estratégias que levem o aluno a analisar o conto como, por exemplo, sua estrutura: o tempo, o espaço, o foco narrativo e os personagens. Tudo isso leva a um estudo mais apurado do texto, através de outros contextos e outra disciplina escolar, como, por exemplo, a História, a qual ajudará o aluno a compreender os fatos históricos da época a fim de que ele possa ter um entendimento melhor todo o contexto.

Em se tratando de alguns alunos do ensino médio que geralmente caracterizam qualquer tipo de texto (desde que não seja revista ou sites de fofocas) como chato ou desinteressante, esse gênero de texto é ideal, pois é curto, denso e apresenta uma variedade enorme de tipos: de suspense, de atmosfera, etc. Assim, o aluno pode encontrar, com a ajuda do professor, algum que desperte sua atenção para o mundo da literatura.

Karina Ap. Dutra[1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio produzido na disciplina “Leitura e Produção de textos III”. 

REFERÊNCIA:

ASSIS, Machado. O enfermeiro. 1986. Bilblioteca Virtual. Disponível em http://www.biblio.com.br/defaultz.asp?link=http://www.biblio.com.br/conteudo/MachadodeAssis/oenfermeiro.htm. Acesso em: 07 abr. 2015.

MASSAUD, Moisés. Dicionário de termos literários. 12 ed. São Paulo: Cultrix, 2004.


WIND, Scarlet. Análise: O Enfermeiro, de Machado de Assis. 2011. Disponível em: http://scarlet-wind.blogspot.com.br/2011/11/analise-o-enfermeiro-de-machado-de.html. Acesso em: 08 abr. 2015.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O tema proposto por Karina Ap. é bem sugestivo na possibilidade de rever a literatura de forma interessante para os alunos do ensino médio, usando o conto onde o ensaio citado traz estratégias para levar o aluno a analisar o objeto de estudo, bem como toda a estrutura do texto, fato que não acontece na sala de aula.

    ResponderExcluir