No presente ensaio será tratado o tema
ensino de leitura no ensino médio, tendo como norte os estudos das pesquisadoras
Ângela Kleiman e Ingedore Villaça. O objetivo é descrever o método de ensino interacionista;
o público-alvo são alunos que estão se graduando no curso de Letras ou
professores que procuram atualizar suas práticas de ensino e, em geral, aqueles
que têm como objetivo revolucionar e abandonar os métodos arcaicos que não
formam leitores, ativos perante o que lêem.
A leitura de um texto deve ser vista
como uma interação entre sujeitos sociais, e é nesta interação que a leitura
ganha o aspecto de construção de sentido através do texto. Para chegar a essa
produção de sentido é importante para o professor de língua portuguesa conhecer
estratégias que facilitem o entendimento do texto (KOCH; ELIAS, 2011).
Para Koch e Elias (2011), há várias
concepções de leitura e são essas concepções que nortearão o trabalho do
professor. A concepção que elas adotam e que norteam esta reflexão é a
concepção baseada no conceito dialógico de linguagem, de Bakhtin: o foco está
na interação entre o autor, texto, leitor, que dialogam entre si. Nessa
concepção, os conhecimentos que o leitor possui e que são importantes para
produção de sentido do texto são levados em conta.
Estratégias de leitura são ações que os
professores devem usar para que os alunos entendam a leitura como processo
interacional, ações como antecipar, levantar hipóteses, conhecer os gêneros
textuais, o texto além do que está explícito, visto que ele traz algumas ideias
implícitas que o autor espera que o leitor com seus conhecimentos preencham
essas lacunas.
Considerando a visão interacional de
leitura é preciso estabelecer estratégias durante a leitura: o conhecimento dos
gêneros textuais, por exemplo, quando se lê um texto jornalístico, o leitor
antes de ler já espera um tipo de texto, e relacionando o titulo com o gênero
faz antecipações, levanta hipóteses, que depois serão confirmadas ou não ao
decorrer da leitura. Essa concepção de leitura leva em conta conhecimentos que
o leitor possui que em contato com o texto produz sentido ao texto,
conhecimento estes como o linguístico, o conhecimento de mundo (KLEIMAN, 2004).
.
O conhecimento linguístico abrange o
conhecimento gramatical e lexical do leitor, (KOCH; ELIAS, 2011). O leitor deve
saber, por exemplo, que função tem o conectivo “mas”, entender um pouco do que
é anáfora e catáfora, entre outros tantos recursos linguísticos. Já o conhecimento
de mundo é tudo o que o leitor sabe e que muitas vezes é indispensável para
compreensão do texto, por exemplo, em um jornal vem a notícia “o galo é campeão
mineiro”, nessa informação é necessário que o leitor entenda que “galo” não se
trata de um animal, mas sim do clube Atlético mineiro.
O contexto se torna outro fator
importante e indispensável nesse tipo de leitura, o valor da palavra não está
apenas relacionada ao signo linguístico, mas também em que situação ela está
sendo usada, ou seja, o professor deve previamente contextualizar o texto que
vai ser trabalhado em sala de aula, explicando um pouco sobre o autor, sobre o
contexto histórico na época em que o texto foi escrito, assim o aluno ao fazer
a leitura fará associações com o contexto atual.
Enfim,
lembrando que este ensaio é uma tentativa de chamar a atenção para o fato de alguns
alunos do ensino médio ter dificuldade de compreensão do texto, ressaltando que
o homem é um ser naturalmente social, e a linguagem tanto a escrita como a oral
são importantes meios de interação social. Para quem se interessar, pesquise
mais sobre o método interacional de leitura, e descubra e passe adiante, a
magnitude que tem a palavra.
Matheus Paul da
Silva Cruz[1]
[1]
Graduando do curso de
Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH.
Ensaio produzido na disciplina “Produção de textos III”.
REFERÊNCIAS
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 10 ed. Campinas, SP: Pontes,
2004.
KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda
Maria. Ler e compreender os sentidos do
texto. São Paulo: Contexto, 2011.
As questões abordadas neste ensaio são importantes para os estudantes em formação e professores. A leitura é um dos componentes mais importantes a ser trabalhados em sala de aula, é uma atividade centrada nas habilidades mecânicas de decodificação da escrita que é capaz de suscitar no aluno a compreensão e o prazer de ler.
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