Neste ensaio, pretendo discutir sobre o
ensino de verbo no ensino fundamental II. Abordarei este tema, mostrando um
pouco sobre o assunto, uma vez que parto do pressuposto de que o ensino desse
tópico nas escolas não está sendo ministrado da forma produtiva, visto que muitos
alunos não têm mostrado um bom desempenho nesta matéria. Alguns pesquisadores, como Vargas (2010), têm
pesquisado sobre isso: se os professores estão ensinando de maneira adequada ou
se as suas técnicas estão ultrapassadas, visto que os alunos do ensino
fundamental ll devem conhecer e compreender o funcionamento de verbo em textos
orais e escritos, ou seja, um ensino que possibilite não somente decorar,
mas um aprendizado efetivo.
É necessário um ensino que prenda a
atenção do aluno com uma metodologia criativa e dinâmica, que o faça
interessar-se pelo assunto. Os professores deveriam ensinar de forma que os
alunos interagissem com a matéria, ou seja, uma aula em que os alunos, junto com
o professor, escolhessem um texto agradável a todos e fizessem uma pesquisa, abordando
todos os verbos encontrados em seus textos.
Posteriormente os alunos poderiam fazer um breve relato, mostrando o que
encontraram e como foi a experiência. Dessa forma os alunos ficariam mais
produtivos e as aulas mais didáticas. Conclui-se que a solução para que os
alunos entendam a matéria está dentro da sala, em uma simples mudança didática.
[1] Graduanda do curso de
Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH.
Ensaio desenvolvido nas aulas de “Produção de textos III”.
REFERÊNCIA
VARGAS, Maria Valiria Anderson. Ensino do verbo: tempo
e aspecto como categoria semântica discursiva Revista linha dágua. Ed.especial São Paulo, 2010.
O tema abordado, que é criar uma nova forma de trabalhar verbos com alunos do ensino fundamental, utilizando textos, realmente é um caminho para facilitar o aprendizado de forma descontraída. Auxiliaria com certeza no conhecimento do aluno. E se deve conhecer, mesmo porque haverá lugares que será necessário usá-los. Porém a autora do ensaio entra em contradição quando cita a frase; ...''um ensino que possibilite não somete decorar, mas um aprendizado efetivo''. As palavras: somente decorar, foi ao contrario da proposta do texto que é auxiliar o aluno a aprender e decorar não significa aprender. Procurar também a não repetição de palavras, como ensinar, ensinando.
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