sexta-feira, 29 de maio de 2015

, ,

O TRABALHO COM VERBO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Neste ensaio, pretendo discutir sobre o ensino de verbo no ensino fundamental II. Abordarei este tema, mostrando um pouco sobre o assunto, uma vez que parto do pressuposto de que o ensino desse tópico nas escolas não está sendo ministrado da forma produtiva, visto que muitos alunos não têm mostrado um bom desempenho nesta matéria. Alguns pesquisadores, como Vargas (2010), têm pesquisado sobre isso: se os professores estão ensinando de maneira adequada ou se as suas técnicas estão ultrapassadas, visto que os alunos do ensino fundamental ll devem conhecer e compreender o funcionamento de verbo em textos orais e escritos, ou seja, um ensino que possibilite não somente decorar, mas  um aprendizado efetivo.

É necessário um ensino que prenda a atenção do aluno com uma metodologia criativa e dinâmica, que o faça interessar-se pelo assunto. Os professores deveriam ensinar de forma que os alunos interagissem com a matéria, ou seja, uma aula em que os alunos, junto com o professor, escolhessem um texto agradável a todos e fizessem uma pesquisa, abordando todos os verbos encontrados em seus textos.  Posteriormente os alunos poderiam fazer um breve relato, mostrando o que encontraram e como foi a experiência. Dessa forma os alunos ficariam mais produtivos e as aulas mais didáticas. Conclui-se que a solução para que os alunos entendam a matéria está dentro da sala, em uma simples mudança didática.

 Rosilane Miguel do Rozário[1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio desenvolvido nas aulas de “Produção de textos III”.


REFERÊNCIA

 VARGAS, Maria Valiria Anderson. Ensino do verbo: tempo e aspecto como categoria semântica discursiva Revista linha dágua. Ed.especial São Paulo, 2010.

Um comentário:

  1. O tema abordado, que é criar uma nova forma de trabalhar verbos com alunos do ensino fundamental, utilizando textos, realmente é um caminho para facilitar o aprendizado de forma descontraída. Auxiliaria com certeza no conhecimento do aluno. E se deve conhecer, mesmo porque haverá lugares que será necessário usá-los. Porém a autora do ensaio entra em contradição quando cita a frase; ...''um ensino que possibilite não somete decorar, mas um aprendizado efetivo''. As palavras: somente decorar, foi ao contrario da proposta do texto que é auxiliar o aluno a aprender e decorar não significa aprender. Procurar também a não repetição de palavras, como ensinar, ensinando.

    ResponderExcluir