Muito se fala
sobre a importância da leitura na formação de leitores críticos, mas,
infelizmente, o que percebemos, na maioria das vezes, é um ensino mecânico de
leitura nas escolas. Geralmente,
o que ocorre é falta de interação entre professores e alunos durante o processo
de desenvolvimento de leitura. Partindo
desse suposto, farei uma proposta para o ensino de leitura, baseada na teoria
de Angela Kleiman (2004). A proposta é fazer um trabalho com textos do
domínio jornalístico como as reportagens de jornais impressos que podem ser
contextualizados com a realidade, despertando o interesse pela leitura dos
alunos no 9º ano do ensino fundamental.
O trabalho com
o jornal agrega ao trabalho do livro didático, proporcionando maior contato com
a realidade, pois o aluno terá contato com diferentes assuntos, podendo fazer
inferências do seu próprio conhecimento, o “chamado conhecimento de mundo”
(KLEIMAN, 2004). É preciso que o professor fique atento aos diferentes tipos de
conhecimentos que seus alunos trazem para o texto, levando em conta que isso
irá interferir na recepção direta do entendimento do texto lido. O professor
deve atuar como mediador, contextualizando o assunto da reportagem que irão
trabalhar, e direcionando o motivo da leitura, facilitando o contato do aluno e,
por consequência, aguçando o ato da leitura prazerosa e não obrigatória,
fugindo um pouco das formalidades dos questionários existentes no livro didático
que tem como função questionar sobre o texto, mas que acaba tornando a leitura
mecânica e com o objetivo apenas de responder as perguntas.
O ato de ler
não é simplesmente correr os olhos sobre o texto, uma boa leitura inclui a
opinião crítica que o leitor cria ao ler. É o que ocorre ao lermos uma reportagem, já que nesse ato recebemos várias
informações desde o título principal, dos subtítulos, das figuras e do conteúdo
da reportagem, é preciso pensar sobre o que está sendo lido e para qual motivo
se ler (PAULIUKONIS, 2006). O professor deve criar métodos
prazerosos de leitura que incentive o aluno a ler fora da escola. O fato
de ler muitas vezes parece algo restrito
à escola com regras de decodificar e
responder questionários, mas a leitura é algo capaz de ensinar o aluno a
pensar, associar objetos diferentes, sonhar, poder criar algo novo a partir da leitura.
Ao trabalhar o
ensino de leitura a partir de textos jornalísticos, o professor deve explicar
as características do gênero. Além disso é preciso aguçar o senso crítico de
cada leitor sobre o que se lê. Quando o professor direciona a leitura mostrando
que existe uma interação entre leitor, autor e texto, que é possível analisar
diferentes leituras existentes dentro de uma reportagem, considerando a
recepção de cada leitor, torna a leitura mais agradável e menos obrigatória ao
aluno.
É preciso
trabalhar o ensino de leitura voltado para o interesse do aluno, considerar as
dificuldades de cada leitor e levar em conta o conhecimento linguístico, de
mundo e pessoal de cada alunos. Criar métodos de ensino que fuja os métodos de
questionários e que valorize a opinião de cada leitor sobre o texto lido.
Andréia
Zacarias da Silva[1]
REFERÊNCIAS
KLEIMAM, Angela. Oficina de leitura: teoria e
prática. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2004.
PAULIUKONIS, Lino (Org.). Estratégias de leitura:
texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.
O tema é muito interessante, pois o ensino de leitura através de textos jornalistico está cada vez mais fora do campo escolar, já que os professores são os maiores intermediadores nesse caso, a interação entre o professor e aluno é muito importante. Quando a aluna Andréia fala da importância dos textos jornalísticos dentro da sala de aula é muito interessante já que o texto está junto com o livro didático, trabalhando esse tipo de gênero com os alunos podemos com isto levantar um olhar crítico dele, fazendo com que sua leitura seja menos robótica e sim uma leitura mais crítica.
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ResponderExcluirO tema e a proposta apresentada é de grande relevância, pensando no ensino de leitura nos dias de hoje no qual o livro didático restrinngi a leitura dos alunos, trabalhar com um mecanismo que é um jornal é de grande ganho pois dentro desse gênero temos a noticia, reportagem, editorial, artigo de opinião, assim aumentando o conhecimento dos alunos.
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