domingo, 7 de junho de 2015

Ensino de leitura a partir de textos do domínio jornalístico

Muito se fala sobre a importância da leitura na formação de leitores críticos, mas, infelizmente, o que percebemos, na maioria das vezes, é um ensino mecânico de leitura nas escolas. Geralmente, o que ocorre é falta de interação entre professores e alunos durante o processo de desenvolvimento de leitura. Partindo desse suposto, farei uma proposta para o ensino de leitura, baseada na teoria de Angela Kleiman (2004). A proposta é fazer um trabalho com textos do domínio jornalístico como as reportagens de jornais impressos que podem ser contextualizados com a realidade, despertando o interesse pela leitura dos alunos no 9º ano do ensino fundamental.

O trabalho com o jornal agrega ao trabalho do livro didático, proporcionando maior contato com a realidade, pois o aluno terá contato com diferentes assuntos, podendo fazer inferências do seu próprio conhecimento, o “chamado conhecimento de mundo” (KLEIMAN, 2004). É preciso que o professor fique atento aos diferentes tipos de conhecimentos que seus alunos trazem para o texto, levando em conta que isso irá interferir na recepção direta do entendimento do texto lido. O professor deve atuar como mediador, contextualizando o assunto da reportagem que irão trabalhar, e direcionando o motivo da leitura, facilitando o contato do aluno e, por consequência, aguçando o ato da leitura prazerosa e não obrigatória, fugindo um pouco das formalidades dos questionários existentes no livro didático que tem como função questionar sobre o texto, mas que acaba tornando a leitura mecânica e com o objetivo apenas de responder as perguntas.

O ato de ler não é simplesmente correr os olhos sobre o texto, uma boa leitura inclui a opinião crítica que o leitor cria ao ler. É o que ocorre ao lermos uma reportagem, já que nesse ato recebemos várias informações desde o título principal, dos subtítulos, das figuras e do conteúdo da reportagem, é preciso pensar sobre o que está sendo lido e para qual motivo se ler (PAULIUKONIS, 2006). O professor deve criar  métodos prazerosos de leitura que incentive o aluno a ler fora da escola. O fato de ler muitas vezes parece algo restrito à escola com regras de decodificar e responder questionários, mas a leitura é algo capaz de ensinar o aluno a pensar, associar objetos diferentes, sonhar, poder criar algo novo a partir da leitura.
Ao trabalhar o ensino de leitura a partir de textos jornalísticos, o professor deve explicar as características do gênero. Além disso é preciso aguçar o senso crítico de cada leitor sobre o que se lê. Quando o professor direciona a leitura mostrando que existe uma interação entre leitor, autor e texto, que é possível analisar diferentes leituras existentes dentro de uma reportagem, considerando a recepção de cada leitor, torna a leitura mais agradável e menos obrigatória ao aluno.


É preciso trabalhar o ensino de leitura voltado para o interesse do aluno, considerar as dificuldades de cada leitor e levar em conta o conhecimento linguístico, de mundo e pessoal de cada alunos. Criar métodos de ensino que fuja os métodos de questionários e que valorize a opinião de cada leitor sobre o texto lido.

Andréia Zacarias da Silva[1]


Graduanda do curso de Letras da FACISABH. Ensaio produzido na disciplina “Produção de textos III”.

REFERÊNCIAS

KLEIMAM, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. 9 ed. São Paulo: Contexto, 2004.


PAULIUKONIS, Lino (Org.). Estratégias de leitura: texto e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

3 comentários:

  1. O tema é muito interessante, pois o ensino de leitura através de textos jornalistico está cada vez mais fora do campo escolar, já que os professores são os maiores intermediadores nesse caso, a interação entre o professor e aluno é muito importante. Quando a aluna Andréia fala da importância dos textos jornalísticos dentro da sala de aula é muito interessante já que o texto está junto com o livro didático, trabalhando esse tipo de gênero com os alunos podemos com isto levantar um olhar crítico dele, fazendo com que sua leitura seja menos robótica e sim uma leitura mais crítica.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. O tema e a proposta apresentada é de grande relevância, pensando no ensino de leitura nos dias de hoje no qual o livro didático restrinngi a leitura dos alunos, trabalhar com um mecanismo que é um jornal é de grande ganho pois dentro desse gênero temos a noticia, reportagem, editorial, artigo de opinião, assim aumentando o conhecimento dos alunos.

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