domingo, 7 de junho de 2015

Produção textual: falando e escrevendo na sala de aula

A produção textual na escola permite verificar como a linguagem verbal e escrita estão sendo trabalhadas. O objetivo da prática de escrita é avaliar os pontos positivos e negativos de um determinado tema, avaliando e realçando os argumentos apresentados, dando uma visão geral das estratégias inerentes à linguagem.

A escrita em sala é classificada como um processo de produção realizada pelos próprios alunos, tendo como objetivo verificar se o aluno está seguro quanto ao que pretende dizer, expondo suas ideias e intenções pertinentes ao tema escolhido. O texto escrito está condicionado às normas e regras mantidas pela tradição escolar tais como a pontuação, a ortografia e a divisão do texto em parágrafos, prevalecendo, dependendo do gênero, as funções normativas (gramática). O conteúdo exposto em uma produção textual está vinculado a um tema reiterado pelo professor. Sendo assim o professor emerge o assunto tratado pelo aluno em sua produção textual, corrigindo e tornando perceptíveis as ideias descritas pelo aluno.

 A oralidade também entra neste contexto, pois, para que haja uma boa execução caracterizada pelo processo de interação e interlocução entre professor e aluno, as produções de textos orais são afloradas dentro de sala de aula de uma maneira informal, pois há pluralidade de falas que mantém uma conexão entre educador e aluno.


A prática de uma produção textual está vinculada a um planejamento de um tema abordado.  É necessária a avaliação prévia para a produção de um bom texto, sendo de suma importância escrever; cuidando para que os itens planejados sejam todos cumpridos, reescrever; rever o que foi escrito e confirmar se os objetivos foram expostos, concluir; avaliando os aspectos da superfície do texto, e estar seguro quanto ao que pretende dizer.

Eliane Beatriz Carneiro[1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio produzido na disciplina “Produção de textos III”.

5 comentários:

  1. O texto lido é ótimo, claro e objetivo. Ao ler percebi que realmente é importante que consideremos o trabalho conjunto da oralidade com a produção de textos. Não se pode trabalhar dentro da sala de aula a produção de texto anulando a produção do texto oral.Para um bom texto, é preciso ler muito, escrever, reescrever, analisar se o texto proposto esta coeso com o tema.
    Como a autora disse a cima, é preciso estar seguro do que se pretende dizer.

    ResponderExcluir
  2. O texto lido é ótimo, claro e objetivo. Ao ler percebi que realmente é importante que consideremos o trabalho conjunto da oralidade com a produção de textos. Não se pode trabalhar dentro da sala de aula a produção de texto anulando a produção do texto oral.Para um bom texto, é preciso ler muito, escrever, reescrever, analisar se o texto proposto esta coeso com o tema.
    Como a autora disse a cima, é preciso estar seguro do que se pretende dizer.

    ResponderExcluir
  3. O texto que a aluna Eliane Beatriz produziu é de suma importância, o tema abordado é relevante, já que a produção de textos e a oralidade na sala de aula é muito importante para os alunos, quando trabalhamos com textos escritos a oralidade está presente, já que um dialoga com o outro, e o texto que foi escrito pela aluna, nos apresenta de forma clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  4. E um texto muito claro e que mostra como e importante rever um texto, que a produção de texto é um par formado por linguagem verbal e escrita e não apenas escrita como algumas pessoas pensam, através desse texto ví que a importância da produção de texto em sala,a revisão do que se escreveu e a segurança do que está sendo escrito e mais importante do que eu pensava.

    ResponderExcluir
  5. O tema abordado é bem importante de se discutir não só entre professores, mas também entre os alunos. Os alunos ao produzir um texto eles não costumam reler os que foi escrito, deixando assim, algumas questões abordadas que deveriam ser desenvolvidas com mais clareza.
    O desenvolvimento do aluno em uma produção de texto também está ligado com linguagem oral, eles costumam muitas vezes passar para o papel a forma como entendem ou como falam, não que o aluno esteja errado, mas não diferenciado o que ele pode estar abordando tais questões e de que forma passar de forma clara e objetiva. Pois, a linguagem oral ligada uma a outra, tendo grande importância para o aluno em qualquer situação no âmbito social.

    ResponderExcluir