domingo, 7 de junho de 2015

Produção textual: falando e escrevendo na sala de aula

A produção textual na escola permite verificar como a linguagem verbal e escrita estão sendo trabalhadas. O objetivo da prática de escrita é avaliar os pontos positivos e negativos de um determinado tema, avaliando e realçando os argumentos apresentados, dando uma visão geral das estratégias inerentes à linguagem.

A escrita em sala é classificada como um processo de produção realizada pelos próprios alunos, tendo como objetivo verificar se o aluno está seguro quanto ao que pretende dizer, expondo suas ideias e intenções pertinentes ao tema escolhido. O texto escrito está condicionado às normas e regras mantidas pela tradição escolar tais como a pontuação, a ortografia e a divisão do texto em parágrafos, prevalecendo, dependendo do gênero, as funções normativas (gramática). O conteúdo exposto em uma produção textual está vinculado a um tema reiterado pelo professor. Sendo assim o professor emerge o assunto tratado pelo aluno em sua produção textual, corrigindo e tornando perceptíveis as ideias descritas pelo aluno.

 A oralidade também entra neste contexto, pois, para que haja uma boa execução caracterizada pelo processo de interação e interlocução entre professor e aluno, as produções de textos orais são afloradas dentro de sala de aula de uma maneira informal, pois há pluralidade de falas que mantém uma conexão entre educador e aluno.


A prática de uma produção textual está vinculada a um planejamento de um tema abordado.  É necessária a avaliação prévia para a produção de um bom texto, sendo de suma importância escrever; cuidando para que os itens planejados sejam todos cumpridos, reescrever; rever o que foi escrito e confirmar se os objetivos foram expostos, concluir; avaliando os aspectos da superfície do texto, e estar seguro quanto ao que pretende dizer.

Eliane Beatriz Carneiro[1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte – FACISABH. Ensaio produzido na disciplina “Produção de textos III”.

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