domingo, 7 de junho de 2015

Gêneros textuais na sala de aula

Neste ensaio irei mostrar a importância do trabalho com gêneros textuais no ensino de língua portuguesa. Além disso, comentarei sobre os modelos didáticos de ensino e aprendizagem dos gêneros na escola.

A escola é um lugar de comunicação que envolve o diálogo entre o professor e o aluno. Muitas vezes, nesse espaço de aprendizagem, o professor é visto como o “centro” de comunicação, o que passa a mensagem. Além disso, é importante pontuar que a língua é o instrumento utilizado no processo de ensino/aprendizagem nos mais diversos contextos. E como a língua se materiza em textos que tem a forma de algum gênero, daí a importância do trabalho com o gênero na sala de aula, mas sempre contextualizando com os alunos, visto que, muitas vezes, o aluno não entende o porquê de usar aquele determinado gênero, em qual situação aplicar. Sendo assim, levar o aluno a dominar determinados gêneros textuais através da prática de linguagem é fundamental, criando situações autênticas de comunicação, fazendo com que ele desenvolva sua capacidade de escrita ou oral.

Quando falamos de gênero textual, cria-se um campo muito complexo. Dentro das escolas ensina-se muito ao aluno como identificar o gênero de determinado texto. Darei um exemplo vivenciado por mim, dentro da sala de aula, como aluna no ensino médio: O professor aplica um exercício e nesse exercício há uma imagem com a placa “PARE” e um com o poema de Carlos Drummond de Andrade. A partir disso o professor pede ao aluno para identificar se o texto é oral e não oral, e se for oral a que tipo de gênero pertence. Na imagem com a placa “PARE” logo o aluno identifica que o texto é não oral, e o poema de Carlos Drummond de Andrade é considerado como linguagem escrita e poética. Fazendo isso, o aluno cria uma capacidade remota, visto que quando se depara com uma imagem que tem só gestos, já a classifica como não oral, onde está passando uma mensagem sem possuir escrita. 

Pelo exposto, é perceptível que devemos ensinar aos alunos não só á definição dos gêneros, mas ensinar para eles onde e como aplicá-los. Esses gêneros textuais funcionam como instrumento de comunicação na escola, o aprendiz, que é o aluno, cria uma capacidade espontânea devido às regras, explicações e instruções que a instituição aplica. O ensino de gênero textual é importante, visto que a vida da sociedade atual é perpassada por múltiplos gêneros de textos escritos e orais.

Nayara Rodrigues [1]


[1] Graduanda do curso de Letras da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Belo Horizonte. Ensaio feito nas aulas de “Produção de textos III”. 

Referência:


KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Desvendando os segredos do texto. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011. 53-60 p.

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